quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Portal Itz posta materia da mirante sobre calçadas

Falta de padronização das calçadas aumenta o risco para pedestres em Imperatriz. Andar pelas calçadas é uma verdadeira tarefa de risco e paciência para transpor tantos obstáculos. Como se não bastasse, no Centro, o local ainda é ocupado, irregularmente, pelo comércio ambulante.

No centro da cidade a calçada de uma das ruas mais movimentadas deixou de ser prioridade dos pedestres: virou estacionamento. Em outro ponto da cidade esta aposentada prefere caminhar pela rua a ter que usar a calçada.

Algumas calçadas apresentam desnível de até 70 centímetros. Situações como esta põe em risco a segurança das pessoas, principalmente, dos idosos. O problema é antigo.

Por telefone, o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Eneas Rocha, disse que não existe um projeto para que as antigas calçadas possam se enquadrar ao padrão definido pelo Código de Postura do município. No entanto, isso já está sendo feito com a construção das novas calçadas, onde o código prevê como padrão, largura mínima de um metro e vinte, além de rampa de acesso a deficientes físicos.


sábado, 20 de agosto de 2011

3°- Etapa já chegou

Nesse sábado (20/8/11) vai ter uma reunião sobre a  3°- etapa nela os alunos devem fazer:

·         Fazer as correções sugeridas na 2ª etapa;
·         Fazer a conclusão do relatório;
·         Fazer o resumo (somente para o ensino médio);
·         Fazer a correção de formatação e ortografia
E estruturar o relatório com todos os elementos solicitados no manual 


Bom não e só isso ainda devemos construir um banner,  organizar  novamente nosso projeto de pesquisa e ainda terá os elemento pre textuais, pós textuais e textuais tudo isso deve esta no projeto de pesquisa.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jornal o Progresso Fala sobre calçadas


Geovana Carvalho
Em Imperatriz muitos são os obstáculos que atrapalham a livre passagem do pedestre pelas calçadas, no centro ou nos bairros.
As próprias calçadas dificultam a circulação de pessoas. São degraus, rampas que em nada promovem a acessibilidade, cerâmicas derrapantes, enormes desníveis entre o final de uma calçada e início de outra.
Mediante essa realidade, o Projeto Calçada Ecológica (desenvolvido por meio da Secretaria de Meio Ambiente), de autoria da professora Francelina Reis, propõe a padronização das calçadas na cidade.
A professora comenta que a ideia surgiu de uma pesquisa de graduação, na qual o foco era a arborização. “Vi como era difícil equilibrar a vegetação em calçadas desniveladas”, afirma Francelina. Com o tempo, a pesquisa ganhou um novo foco. A professora de geografia passou a estudar a falta de padronização das calçadas em Imperatriz.
O Código de Postura do Município de Imperatriz, Lei nº 850/97, capítulo IV, artigos 13, 43 e 44, diz: “A calçada ideal é bem conservada e livre de obstáculos. É de responsabilidade do proprietário ou do locatário construir e mantê-las em bom estado de conservação. Ao poder público, cabe a execução e manutenção das calçadas de orlas, praças e canteiros centrais de avenidas”.
O projeto é direcionado a quem está construindo ou reformando.
Medidas propostas pelo projeto:

Altura da calçada –
 15 cm acima do nível central da rua e 5 abaixo;
Área de serviço: 90 cm para rampas, canteiros, lixeiras, etc;
largura da rampa para cadeirante: 1,20m (inclinação de 8% a 12%)
Árvore ideal: pequeno médio porte
Os interessados em conhecer o rol completo das medidas adotadas pelo município podem procurar a Secretaria de Meio Ambiente (na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Imperatriz Shopping, 2º andar, sala “Calçada Ecológica”).
A pesquisadora Francelina Reis chama a atenção para os perigos oferecidos por uma calçada construída sem critérios de segurança. “Idosos, grávidas e cadeirantes são os mais prejudicados, podem cair, tropeçar... a responsabilidade é do proprietário da calçada”.
Denúncia sobre construções irregulares podem ser encaminhadas ao projeto, em horário comercial.
Gostamos muito do texto pois e de muito interesse para o nosso projeto pois retrata sobre o Projeto Calçada Ecológica que ja falamos aqui no blog. 
Veja o link:

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Desrespeito nas calçadas

De noite na casa de Atila Marconcine (uns dos membros do nosso projeto)  pedreiros colocaram lixos ou restos de construções empatando a passagem das pessoas para subirem nas calçadas só que a mãe dele Cida Marconcine  disse para eles não colocarem. Mesmo assim, na calada da noite, voltaram e terminaram de colocar o restante. Além da falta de respeito pelo proprietário, ainda atrapalharam o meio fio, que no caso é uma vala para a descida de água das chuvas. Vejam o que ela publicou no facebook:

                Vejam o descaso da própria população de Imperatriz... ontem de madrugada entupiram literalmente o meio fio da calçada de minha casa com restos de construção... Por favor, a quem de direito, venham na Rua Piauí resolver essa situação, pois que pedi que não fizessem isso e na calada da noite, depois que fui dormir fizeram... Cadê os fiscais da construção civil? obras ilegais na rua toda, no bairro todo cadê os depósitos para restos de material de construção? cadê o código de postura do município? a culpa vai recair na casa de onde o material foi depositado? ai que horror... eu agora que tenho que dar a destinação de restos não produzidos por mim e nem por minha família? clamo por providências, pois que a situação já está instalada... quem vai tomar as providências? Vou ter que bater-boca com o vizinho e ser mais um caso de Bandeira 2 na televisão ou alguma atitude pode ser tomada? Cadê nossos vereadores? vamos sair dos gabinetes, minha gente. O povo precisa de ação... não falo só por mim que indiretamente fui atingida... falo e peço por quem mora mais embaixo que quando chover sofrerá todas as consequencias... e vai entupir os esgotos... criar alagamentos... enfim... Estou levantando os nomes para fazer a denúncia formal... segundo me informam é uma construção na rua 13 de maio, que está trazendo esse material pra esquina da rua Piauí com a Gonçalves Dias...


Veja os Links de onde essa discussão está acontecendo:


http://samukaitz.blogspot.com/2011/08/na-calada-da-noite-obras-sem.html 


http://www.facebook.com/media/set/?set=a.179061572166056.44705.100001866438619&type=1

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

As entrevistas continuam

No nosso blog como vocês viram em uma postagens falamos sobre as enquetes, pois e agora foi a vez de fazer no bairro do Zilson, ele entrevistou ate um libanês.
Parece que as calçadas de seu bairro são bem piores do que as postadas anteriormente.

                                        VEJA ALGUMAS FOTOS: